O compromisso com a agenda ambiental do transporte e do Brasil reuniu dois atores que se destacam quando assunto é a sustentabilidade do planeta: o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

Questões relacionadas a mudanças climáticas, a possíveis rotas para a descarbonização e a financiamento de projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico sustentável permearam o encontro, que contou com as participações, pelo Sistema Transporte, do diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, da chefe de Cerimonial e Eventos, Myriam Caetano, e do gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, João Guilherme Abrahao; e, pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, da diretora executiva Vanessa Duarte, e da coordenadora de Parcerias e Câmaras Setoriais, Beatriz Narita.

A presença de ambas as entidades na COP28, no ano passado, em Dubai, nos Emirados Árabes, também ganhou destaque no diálogo. “Em vista de nossa reconhecida atuação pela sustentabilidade ambiental do planeta, o Sistema Transporte foi convidado a participar da 28ª edição da Conferência das Partes, no qual defendeu a pluralidade de fontes energéticas alternativas, bem como suas vantagens e seus desafios”, contou o diretor do SEST SENAT, que, na oportunidade, mediou um painel sobre diesel verde, eletromobilidade e biometano como importantes iniciativas de transição energética.

Na reunião realizada na quarta-feira (17) na sede do Consórcio, em Brasília, e, também, na COP28, Vinicius Ladeira discorreu sobre o Despoluir, o maior programa ambiental do transporte, que conta, inclusive, com o reconhecimento internacional da ONU (Organização das Nações Unidades). Além disso, ele falou sobre os conhecimentos técnicos acerca do tema produzidos pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) para subsidiar as empresas do setor e as autoridades públicas nas tomadas de decisão e na formulação de políticas.

Quanto a esse assunto, o Consórcio Interestadual demostrou especial interesse, já que, assim como o Sistema Transporte, objetiva participar da COP29, evento de fundamental importância para a discussão e a implementação de políticas climáticas globais.  As entidades falaram sobre possíveis parcerias para viabilizar a participação na 29ª edição da Conferência da Partes, que acontecerá, em novembro deste ano, em Baku, capital do Azerbaijão.

Formado pelos nove estados amazônicos (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) para promover o desenvolvimento sustentável na região, o Consórcio Interestadual deseja, assim como fez na COP28, montar um espaço na COP29, no qual funcionará o hub da Amazônia Legal. O objetivo é ampliar a voz dos estados da Amazônia brasileira no maior e mais importante evento do planeta sobre as mudanças climáticas.