Ampliar a oferta de serviços de saúde, qualidade de vida e principalmente desenvolvimento profissional para os trabalhadores que atuam no setor aquaviário, com a aprovação do Projeto de Lei nº 79/2020. Esse é o motivo pelo qual o Sistema Transporte e a Marinha do Brasil se reuniram, nessa quarta-feira (15), em Brasília (DF).

Para viabilizar esse objetivo, o SEST SENAT demonstrou que tem competência e disposição para, por exemplo, iniciar a oferta dos cursos previstos na Norma da Autoridade Marítima para o Ensino Profissional Marítimo de Aquaviários (Norman) nº 102 e nº 103, nos próximos três anos.

Isso foi o que disse a diretora executiva nacional da entidade, Nicole Goulart, ao subchefe de Assuntos Marítimos, o contra-almirante Washington Luiz de Paula Santos; ao encarregado da Divisão de Transportes e Infraestrutura Aquaviária, capitão-de-mar-e-guerra Edmar Rodrigues Alves; ao assessor-chefe de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante da Marinha, capitão-de-mar-e-guerra José Paulo Machado De Azeredo Junior; ao ajudante da Divisão de Transportes e Infraestrutura Aquaviária, capitão de Mar e Guerra Carlos Alexandre Costa De Oliveira; e ao subcoordenador-adjunto da Coordenadoria do Orçamento da Marinha, o capitão-tenente Rodrigo Mellos Gonçalves, entre outros presentes no encontro.

“O SEST SENAT está aberto para atuar em parceria com a Marinha do Brasil no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento profissional”, disse Nicole Goulart. Segundo ela, os cursos mencionados abrangeriam os segmentos fluvial e portuário, “em vista da importância da qualificação dos profissionais que atuam, sobretudo, na região Norte do país, onde há maior necessidade de transporte por hidrovias”.

Já o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, enfatizou como o Arco Norte vem se destacando no cenário transportador nos últimos anos, principalmente por abranger a região amazônica e servir de corredor logístico para o transporte. “Por isso, é necessário que os segmentos fluvial e portuário estejam capacitados para que o transporte permaneça crescente nessa região”, afirmou.

Aos representantes da Marinha, os diretores Nicole Goulart e Valter de Souza falaram da a importância do PL de autoria do senador Wellington Fagundes. Essa matéria destina ao SEST e ao SENAT as contribuições sociais das empresas de todos os modais do transporte, bem como os recursos do Fundo Aeronáutico e o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM). A aprovação desse PL é de vital importância para possibilitar a maior ampliação dos atendimentos do SEST SENAT, elevando, assim, a qualidade dos serviços prestados aos trabalhadores do transporte, além de suas famílias.

Como encaminhamento do encontro, a CNT mapeará as unidades do SEST SENAT que poderão ofertar cursos de capacitação profissional para os segmentos fluvial e portuário, e a Marinha do Brasil avaliará a proposta apresentada, que motivará uma nova conversa.

Também participaram da reunião a gerente executiva de relações com o Poder Executivo, Danielle Bernardes; a gerente executiva de relações com o Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, e o assessor executivo de relações com o Poder Executivo, Jason Luz, todos da CNT. Pelo SEST SENAT, marcaram presença a gerente executiva de Governança e Estratégia, Gabriela Rizza; e a gerente executiva de Desenvolvimento Profissional, Alcione Mazur.