Em um esforço conjunto, o Sistema Transporte e a Marinha do Brasil continuam a discutir a ampliação os serviços de saúde e educação oferecidos aos trabalhadores do setor de transporte aquaviário por meio da aprovação do Projeto de Lei nº 79/2020. De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o PL prevê que as contribuições de todos os trabalhadores em transporte e dos transportadores autônomos sejam recolhidas em favor do SEST (Serviços Social do Transporte) e do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Em continuidade às negociações, SEST SENAT e Marinha do Brasil realizaram uma segunda rodada de reuniões, nessa quinta-feira (20), para discutir o PL. No entanto, ainda não houve consenso entre as partes.

Durante o encontro, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, reforçou a importância do PL para a ampliação da oferta de cursos e formação de mão de obra para o setor.

“Esse projeto de lei representa um passo importante para o fortalecimento da educação e da formação profissional no setor, garantindo que a força de trabalho esteja bem-preparada para atender às demandas das empresas, promovendo o crescimento sustentável e a competitividade do setor”, explicou.

Já a gerente executiva de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, Alcione Mazur, que também participou da discussão, falou sobre a necessidade de mão de obra no segmento aquaviário.

“Sabemos dos esforços da Marinha para o desenvolvimento de carreiras e capacitação, porém, o setor de transporte tem carência de profissional e os empresários reportam que há necessidade de ampliação da oferta e formação para suprir essa demanda”, afirmou

Ainda de acordo com Alcione, também ficou acordado que a próxima etapa da negociação será realizada no Rio de Janeiro, onde fica a Diretoria de Portos e Costas da Marinha. Para essa próxima reunião, também serão convidados alguns empresários do setor para acompanhamento da comitiva da CNT e SEST SENAT.

Também participaram da reunião a gerente executiva de relações com o Poder Executivo da CNT, Danielle Bernardes; o assessor executivo de relações com o Poder Executivo da CNT, Jason Luz; a gerente executiva de Governança e Estratégia do SEST SENAT, Gabriela Rizza; o Almirante Wahsinton Luiz; e o encarregado da Divisão de Transportes e Infraestrutura Aquaviária, da Marinha, capitão-de-mar-e-guerra Edmar Rodrigues Alves.