O Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) lançou, nesta segunda-feira (15), durante a cerimônia de abertura da 29ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, a Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade. O espaço será instalado em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro de 2025.
Saiba mais da participação do Sistema Transporte na COP30.
A iniciativa tem como objetivo posicionar o setor de transporte como protagonista na agenda climática global, promovendo o diálogo multissetorial e a construção de soluções concretas para a descarbonização. A Estação do Desenvolvimento contará com uma programação intensa e diversa, incluindo painéis de alto nível, rodadas de negócios, experiências interativas e atrações culturais.
O espaço será um ponto de encontro entre autoridades públicas, lideranças empresariais e especialistas, reunidos para debater temas estratégicos como transição energética, inovação, financiamento verde e infraestrutura resiliente. A proposta é fomentar a cooperação entre diferentes atores e impulsionar o desenvolvimento de políticas e projetos alinhados à sustentabilidade.
“Lançamos hoje, aqui na Intermodal, a Estação do Desenvolvimento, um espaço estratégico para impulsionar o debate sobre o futuro sustentável do nosso setor”, afirmou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ao anunciar oficialmente o projeto. Ele explicou que a governança da Estação do Desenvolvimento foi estruturada para garantir ampla representatividade.
“O Sistema Transporte lidera a iniciativa, com a coorganização de órgãos públicos federais e estaduais, o apoio institucional de entidades representativas e o patrocínio de empresas de diversos segmentos econômicos. Também está prevista a participação de universidades locais e nacionais, reforçando o vínculo entre pesquisa, inovação e políticas públicas”, informou Vander Costa.
Durante a cerimônia de lançamento, o Sistema Transporte firmou três Acordos de Cooperação Técnica para viabilizar a realização do projeto: um com o Ministério dos Transportes e outro com o Ministério de Portos e Aeroportos, que atuarão como coorganizadores da Estação, conforme as diretrizes previstas no plano de trabalho conjunto; e um terceiro com o Pacto Global da ONU, que garantirá apoio institucional à iniciativa.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, destacou a relevância da parceria: “Essa parceria possibilitará a construção de um espaço na COP voltado a debates relevantes para o setor de transporte, no que diz respeito à descarbonização e à sustentabilidade dos modais, aspectos que são pilares da política conduzida pelo Ministério.”
Na ocasião, a ministra substituta do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, também celebrou a parceria com o Sistema Transporte e afirmou que o espaço será estratégico para discutir questões chave para o futuro do transporte no país.
A Estação do Desenvolvimento será um marco na participação do setor de transporte brasileiro em uma das conferências ambientais mais importantes do mundo, reforçando o compromisso com a transição ecológica e com um futuro mais sustentável para o Brasil.
O Sistema Transporte vem se preparando de forma estratégica para a COP30, com o objetivo de consolidar o protagonismo do setor na agenda ambiental global. Com iniciativas voltadas à inovação, transição energética, qualificação profissional e desenvolvimento de políticas sustentáveis, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o SEST SENAT e o ITL têm atuado para posicionar o transporte como um dos vetores centrais da transição ecológica no Brasil.
Essa atuação se intensifica à medida que se aproxima a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). Para acompanhar todas as ações, projetos e iniciativas voltadas à participação da entidade no evento, acesse a página especial: cop30.sistematransporte.org.br.