A entrega da 10ª edição do Prêmio BBM de Logística foi realizada nessa segunda-feira (30), em São Paulo (SP). A iniciativa foi promovida, neste ano, pela revista Mundo Logística e pela BBM Logística e contou com o apoio do Sistema Transporte. A premiação reconhece a competência dos profissionais e projetos da área, inspira a criação de soluções de valor e destaca quem está revolucionando o segmento de logística e supply chain no país.
Foram premiadas as cinco melhores iniciativas em cada uma das categorias: Melhoria Operacional, ESG, Tecnologia, Inovação e Startup. Ao todo, foram mais de 300 projetos inscritos.
Durante a cerimônia, o presidente da BBM, Antonio Wrobleski, destacou a importância de uma premiação como essa para o crescimento e desenvolvimento da logística no país. “Pelo alto nível dos projetos apresentados, pudemos verificar que a logística brasileira é capaz de criar soluções inovadoras para ela e seus clientes com um DNA bem brasileiro. Isso mostra que, no que se refere à logística e supply chain, estamos dando respostas à altura dos desafios do futuro”, disse.
O Sistema Transporte foi representado pela gerente executiva de Negócios e Serviços Corporativos do SEST SENAT, Luciana Malamin. “Participar desse momento significa não só valorizar as empresas, os líderes e as equipes de logística e supply chain que foram destaques esse ano, mas também exercer nosso propósito de apoiar e contribuir com a gestão dos negócios e o desenvolvimento da atividade transportadora”, afirmou Luciana, que entregou o prêmio na categoria ESG.
O reconhecimento da Personalidade do Ano foi entregue a Pedro Moreira, presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística) e membro da seção de Transporte e Logística da CNT. Ele é formado em engenharia industrial pela Universidade Metodista de Piracicaba, tem MBA pela FIA Business School e dedicou mais de três décadas ao setor de logística no Brasil.
Melhoria operacional: projetos que resultaram em melhoria das operações logísticas, em qualquer sentido (redução de custos, melhorias estruturais, otimizações etc.)
1º lugar: Costa Brasil
2º lugar: Real Hospital Português
ESG: projetos voltados a melhorias sociais ou ambientais
1º lugar: Grupo Sada
2º lugar: Aperam
Tecnologia: projetos que se basearam em tecnologia para melhoria das operações
1º lugar: Move3
2º lugar: Seal
Inovação: projetos com foco em inovação que revolucionaram as operações
1º lugar: Suzano
2º lugar: Grupo Moura
Startup: startups que tenham foco em serviços logísticos e que já possam demonstrar seus resultados e inovações
1º lugar: Cubbo
2º lugar: Abbiamo
Os trabalhos inscritos passam por uma seleção criteriosa de comissão formada por especialistas em logística que avaliam os projetos de acordo com os critérios: proposta de solução para determinado problema de logística; resultados financeiros, sociais ou ambientais; nível de inovação; e importância para o setor.
Neste ano, participaram da banca: