Chris standing up holding his daughter Elva

O Sistema Transporte participou, nessa quinta-feira (18), da primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), instituído pelo Decreto nº 11.801/2023, que tem a finalidade de propor orientações para a elaboração e o desenvolvimento de programas de aprendizagem profissional direcionados ao setor de vigilância privada e ao segmento de transporte de valores, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Representaram o Sistema Transporte na reunião o gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo Melo, e o analista de desenvolvimento profissional do SEST SENAT Magno Correia. Também marcou presença a presidente da Fenaval (Federação Nacional das Empresas de Transporte de Valores), Daniele Capobiango.

A CNT está participando do grupo para defender os interesses dos transportadores de valores, a fim de encontrar alternativas que proporcionem ao setor os meios para cumprir a cota de aprendizagem.

Já o SEST SENAT, no encontro, provocou reflexões para o aprimorando da Política de Aprendizagem Profissional, considerando a natureza do Aprendiz Vigilante. Dessa maneira, foram pautadas as necessidades de ajustes na legislação, a fim de permitir a ampliação da idade máxima para até 29 anos e a flexibilidade de jornada de trabalho de 8 horas por dia.


O encontro foi marcado, ainda, pela apresentação de um projeto-piloto, desenvolvido na Bahia, sobre aprendizagem profissional direcionados ao setor de vigilância privada.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte