Nos dias 17 e 18 de maio, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou o 1º Workshop Vias Seguras, em Brasília (DF). O evento reuniu áreas atuantes na logística do Brasil e permitiu a troca de informações com foco nas melhores soluções para a segurança viária. O Sistema Transporte foi representado em três momentos do workshop

Na manhã do primeiro dia, foram realizadas mesas-redondas, de onde saíram diretrizes que constarão na agenda oficial do Programa Vias Seguras, da ANTT. Os temas abordados foram: Rodovias – “Como melhorar a qualidade de dados de sinistro: coleta, tratamento, divulgação”; Ferrovias – “O desafio da segurança nas passagens em nível”; Passageiros – “O desafio da gestão de frota e motoristas”; e Cargas – “Como os pontos de parada e descanso (PPDs) podem contribuir para a segurança viária”. O gerente executivo de Informações Estratégicas da CNT, Fábio Augusto, participou da mesa-redonda sobre o modal rodoviário e a assessora governamental da Diretoria de Relações Institucionais da CNT, Maria Carolina, do painel sobre cargas.

As discussões das mesas temáticas do primeiro dia resultaram na Carta de Intenção por Vias Mais Seguras, ora chamada Proposta Conjunta de Escolhas que Salvam Vidas, apresentada no segundo dia do evento. Leia aqui as propostas de prioridades, a serem inseridas no escopo do Programa Vias Seguras.

Foram realizados, ainda,  talk shows ao longo do dia, com o objetivo de trocar informações e apresentar casos de sucesso e de inovações voltados à segurança viária em rodovias e ferrovias. Um deles, com o tema “A resposta brasileira frente aos inúmeros sinistros de trânsito”, teve a participação da gerente executiva de relações com o Poder Executivo da CNT, Danielle Silva Bernardes. Outro, “Como ações de atenção à saúde, jornada de trabalho e descanso dos condutores pode melhorar a segurança nas vias?”, contou com a participação do gerente de Promoção Social e Performance do SEST SENAT, Jean Michel Correia Brault.

O Vias Seguras é um programa destinado a elevar o padrão de segurança nas rodovias e ferrovias federais, sob a gestão da ANTT, e é uma das ações integrantes do Maio Amarelo.