A possibilidade de inovar de forma sustentável é uma meta perseguida pela Suécia. O país escandinavo sedia, até a próxima sexta-feira (26), mais uma edição da Missão Internacional do Transporte. Realizada pelo Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL), a iniciativa proporciona a empresários e gestores brasileiros uma imersão acadêmica, complementada por visitas técnicas a empresas locais.
A programação foi idealizada pela Stockholm School of Economics (SSE) Executive Education. Considerada a principal provedora em educação executiva do norte europeu, a instituição é conhecida por produzir conhecimento alinhado às demandas de mercado.
Na abertura oficial da Missão, realizada nesse domingo (21), o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, instigou os participantes a serem vetores do conhecimento. “A Suécia é um exemplo de tecnologia e sustentabilidade, sem conflito entre uma coisa e outra. Eles têm essa mentalidade e podemos, sim, repercutir isso em nossas empresas no Brasil”, disse.
“Lembro, ainda, que o transporte, de um modo geral, já está engajado com a ESG, e esperamos agregar, durante a Missão, exemplos de boas práticas, sejam elas ambientais, sociais ou em governança”, complementou o presidente, que se referiu, ainda, à busca por equidade entre gêneros no ambiente de trabalho.
Katarina Hägg, CEO de Educação Executiva da SSE, da Escola de Empreendedorismos de Estocolmo, conduziu a solenidade, que contou com vários momentos de fala. O professor Lars Strannegard, da Stockholm School of Economics, deu boas-vindas à comitiva e compartilhou um pouco sobre a história do Stockholm City Hall, local do evento, famoso por abrigar o banquete em homenagem aos vencedores do Prêmio Nobel.
O diplomata Leonardo de Souza, encarregado de Negócios da Embaixada Brasileira em Estocolmo, recordou o histórico de amizade entre Brasil e Suécia — parceria intensificada nos últimos anos. Já o ministro Jorge Oliveira, do TCU (Tribunal de Contas da União), discursou sobre os desafios da atividade fiscalizadora, boas práticas e as possibilidades decorrentes da cooperação entre agentes públicos e privados.
Em sua participação, o senador da República Efraim de Araújo Morais Filho (União-PB) destacou que, também do ponto de vista legislativo, é valioso o intercâmbio de conhecimento com a Suécia. De forma específica, o parlamentar comentou os avanços proporcionados pela reforma tributária e a futura implementação do IVA, modelo de tributação recomendado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
O professor Rasmus Rahm, diretor executivo da SSE e coordenador do programa da Missão, encerrou a noite com uma tirada divertida. Ele disse que “há um abacaxi a ser descascado, o abacaxi do transporte sustentável”, e que é exatamente esse o debate a ser enfrentado pelos estudantes ao longo do curso preparado pela Stockholm School of Economics.