O Sistema Transporte recebeu, nessa terça-feira (18), em Brasília, a visita do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), representado por João Victor Motta, diretor do Departamento de Políticas do Trabalho para a Juventude, da Secretaria de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda da pasta. Motta também integra o Conselho Nacional do SEST e do SENAT representando o órgão federal.

Resultado da articulação da Diretoria de Relações Institucionais da CNT, que busca aproximar o MTE do Sistema Transporte, a agenda oportunizou a Motta a possibilidade de conhecer de perto a força da atuação do SEST SENAT e a sua relevância para o desenvolvimento socioeconômico do país.

O primeiro momento do encontro ocorreu no Departamento Executivo da entidade. Recebido pelo gerente de Relações do Trabalho e Sindicais da CNT, Frederico Melo, e pela gerente executiva de Governança e Estratégia do SEST SENAT, Gabriela Rizza, Motta assistiu a uma apresentação institucional. “Explicamos ao senhor Motta a área de atuação do SEST SENAT, seus principais projetos e o que o SEST SENAT representa para o setor de transporte e para o Brasil, especialmente no que refere ao desenvolvimento profissional, ao aumento da empregabilidade e à melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas”, disse Rizza.

Como uma forma de tangibilizar os 12,3 milhões de atendimentos referentes a 2022, apresentados no Business Intelligence (BI) da instituição, o diretor do MTE foi convidado a visitar a unidade do SEST SENAT de Samambaia para conhecer de perto sua estrutura e funcionamento.

“Vocês têm uma estrutura muito grande, muito acima da média. Estão em locais em que, raramente, os outros sistemas (entidades do Sistema S) querem instalar operação”, disse Motta. Ele se refere ao fato de a unidade visitada, assim como as demais 161 unidades do SEST SENAT, estarem estrategicamente localizadas nas cinco regiões do país.

Por integrar o grupo de trabalho que visa propor alterações na portaria nº 671/2021/MTP, no capítulo que se refere a Aprendizagem Profissional, Motta demostrou especial interesse nos cursos técnicos e no Programa Jovem Aprendiz oferecidos pelo SEST SENAT. “Do ponto de vista da aprendizagem, temos um caminho para provocar e estimular”, finalizou.

Para Frederico Melo, da CNT, a visita do diretor cumpre com o objetivo de aproximar o Ministério do Trabalho e Emprego do Sistema Transporte. “João Victor Motta conheceu a seriedade e a grandeza do trabalho desenvolvido pelo SEST SENAT, além de ter tido a oportunidade de discutir pautas importantes para o setor de transporte, que são de competência do MTE”, finalizou.

Para que o gestor público possa conhecer outras tipologias das unidades operacionais do SEST SENAT, novas visitas técnicas serão agendadas.

Além de Rizza e de Melo, participaram do encontro com o diretor do MTE a coordenadora da Secretaria de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do órgão federal, Ana Alencastro; o gestor da unidade do SEST SENAT de Samambaia, Antônio Júnior; e o supervisor do Conselho Regional do Centro-Oeste, Wilton Cardoso.