A semana do Sistema Transporte foi marcada por uma série de encontros com instituições públicas alinhadas à sua agenda institucional. Os temas abordados incluíram desde a organização da área de seguros, em consonância com a atividade transportadora, até a participação conjunta de entidades do setor na COP-29 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá em novembro, no Azerbaijão.

Na segunda-feira (7), o diretor de Relações Institucionais da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Valter Souza, recebeu o superintendente Alessandro Octaviani e o diretor Airton de Almeida, ambos da Susep (Superintendência de Seguros Privados), vinculada ao Ministério da Fazenda. A Susep manifestou o interesse em colaborar com a CNT para criar um ambiente regulatório equilibrado e justo em relação à segurança no transporte, dentro da Política Nacional de Seguros.

Durante o encontro, Valter Souza compartilhou experiências do setor de transporte de cargas e sua interação com o mercado de seguros. Alessandro Octaviani destacou a importância da participação da CNT nas discussões regulatórias, por representar diversas modalidades de transporte. Os temas tratados integram a pauta do Comitê de Acompanhamento Estratégico da Política Nacional de Seguros. Jason Luz, assessor executivo de Relações com o Poder Executivo da CNT, também participou da reunião.

Preparação para a COP-29

Na terça-feira (8), Valter Souza, acompanhado do diretor executivo nacional interino do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Vinícius Ladeira, participou de uma reunião na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com foco na COP-29.

Eles se reuniram com o diretor da ANTT, Felipe Queiroz, o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, e a chefe substituta da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério dos Transportes, Fani Mamede. O objetivo foi unir esforços para garantir a participação conjunta do Sistema Transporte, da ANTT e do Ministério nos painéis da COP-29, fortalecendo as pautas do setor de transporte que são de interesse comum às instituições.