Coordenado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), o segundo encontro do grupo de trabalho sobre transição energética no transporte ocorreu nessa quinta-feira (27). Pela CNT, participaram da reunião o diretor executivo, Bruno Batista, a diretora executiva adjunta, Fernanda Rezende, o analista Ambiental Raflem Santos e o assistente técnico Jader Vaz, além de empresários do setor.

Na ocasião, os transportadores relataram os problemas ocasionados em suas frotas pelo aumento do teor de biodiesel de base éster no diesel. Parte deles afirmou que o aumento do percentual de biodiesel, que passou 10% para 12%, tem obrigado as empresas a trocarem filtros de óleo dos veículos com mais frequência, ou seja, antes do prazo normal de substituição das peças. Eles relataram, ainda, casos em que transportadoras passaram a realizar manutenções constantes, tanto no motor do veículo quanto nos tanques de pontos de abastecimento de combustível das garagens das empresas.

Outro foco das discussões foi a série CNT de Energia do Transporte. Os representantes da Confederação compartilharam com o grupo questões relacionadas à evolução de fontes de energia para o setor. É o que trazem os volumes da série da CNT, ao abordarem alternativas ao diesel fóssil como diesel verde, eletromobilidade, biometano e hidrogênio renovável.

Grupo de Trabalho

O GT transição energética no transporte é constituído por representantes de empresas que participaram da última Missão Internacional promovida pelo Sistema Transporte, na Suécia, neste ano. Ele tem por objetivo discutir, de forma conjunta, com grandes transportadores rodoviários, as alternativas para a realização da transição energética no setor de transporte brasileiro.