A Suíça inaugurou, nesta quarta-feira (1º), o túnel de base de São Gotardo (Gotthard Base Tunnel), o maior túnel ferroviário do mundo. Com 57,1 quilômetros de extensão, ele tem 3,2 quilômetros a mais que o de Seikan, no Japão, até então o maior túnel para passagem de uma via férrea do planeta. Além disso, o túnel suíço também passa a ser classificado como o mais profundo: por atravessar os Alpes, em alguns pontos está debaixo de 2,3 mil metros de rochas.

A construção integra a Nova Transversal Ferroviária Alpina, reconhecida como obra do século, composta de mais outros dois túneis: o Lötschberg, de 34,6 quilômetros, em funcionamento desde 2007, e o Ceneri, de 15,4 quilômetros, que deve ser inaugurado em 2020.

Os primeiros projetos do túnel de São Gotardo foram delineados em 1947. Segundo informações disponíveis no site do governo suíço, a construção levou 17 anos e custou € 11,5 bilhões, algo próximo de R$ 46 bilhões.

A nova via permite uma redução de 30 quilômetros no trecho ferroviário que passa pelos Alpes, facilitando a ligação entre o norte e o sul da Europa. Uma viagem entre Zurique, na Aleamanha, e Milão, na Itália, por exemplo, ficará 45 minutos mais rápida.

Também será possível aumentar a capacidade do fluxo de comboios pela região: por dia, serão até 250 comboios destinados ao transporte de mercadorias e até 65 ao de passageiros. Eles poderão trafegar a velocidades de 150 km/h e 250 km/h, respectivamente. A estimativa é que, até 2020, isso reduza o tráfego de 210 mil caminhões pelas rotas alpinas.  

Para o governo suíço, a obra demonstra os valores do país, como inovação, precisão e confiabilidade. Além disso, a Suíça destaca que a obra, apesar de ter sido financiada com recursos nacionais, foi resultado de uma estreita colaboração internacional. Empresas e trabalhadores de 15 países participaram da construção.

As operações comerciais do túnel de base de São Gotardo começarão em 11 de dezembro deste ano. 

O projeto em números:

57,1 quilômetros: comprimento do novo túnel, o maior do mundo
2,3 mil metros: distância entre o túnel e a superfície em alguns trechos. O túnel de São Gotardo é o mais profundo do mundo
28,2 milhões de toneladas: quantidade de material escavado para abertura do túnel
17 anos: tempo necessário para a construção do túnel de São Gotardo
250 km/h: velocidade máxima de trens de passageiros
160 hm/h: velocidade máxima de trens de cargas
20 minutos: tempo que um trem de passageiros levará para atravessar o túnel
45 minutos: tempo que um trem de cargas levará para atravessar o túnel
210 mil: número estimado de caminhões que deixarão de trafegar pelas rodovias alpinas até 2020, com a ampliação do fluxo de trens 
11,5 bilhões de euros: foi o valor investido na obra (o equivalente a R$ 46 bilhões)
11/12/2016: data de início das operações do túnel de base de São Gotardo

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