?Um aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde vai permitir aos usuários que solicitem, por meio de um aplicativo no celular, o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A novidade, chamada de E-SUS Samu, integra-se às redes sociais gratuitas Facebook e o Waze e será usado, em fase de testes, durante o Carnaval de Salvador (BA).
O app - como estes sistemas são conhecidos - ainda não está disponível para download. Mas o Ministério da Saúde garante que, com apenas um toque na tela do smartphone ou tablet, será possível acionar o Samu e acompanhar o andamento da solicitação – o serviço inclui a visualização com auxílio de mapa do trajeto percorrido pela ambulância até chegar ao local do atendimento.
A integração com o Facebook permitirá aos usuários que escolham familiares ou amigos para serem acionados, automaticamente, em caso de emergência. Eles serão avisados se o atendimento do Samu for solicitado pelo aplicativo. O chamado também será registrado na página do usuário.
Outra medida importante e que pode agilizar os atendimentos é que para utilizar o serviço, o cidadão deverá preencher algumas informações de saúde, como a disponibilidade de plano e se possui alergias ou doenças como hipertensão e diabetes. Os dados ficarão disponíveis para a equipe que prestará o socorro.
Agilidade
A iniciativa do aplicativo é possível por meio da integração do sistema E-SUS Samu, disponibilizado gratuitamente aos gestores estaduais e municipais de Salvador (BA), Curitiba (PR) e Londrina (PR). O software permite aos profissionais que acompanhem todas as etapas do atendimento oferecido ao cidadão – desde a identificação da unidade deslocada até a transferência para um pronto-socorro.
Os gestores conseguem verificar, pela Internet, o que acontece em uma determinada central em tempo real e podem checar, com o auxílio de mapas, quais ambulâncias estão em atendimento, quais estão paradas e o motivo. Os mapas da rede Waze na versão 2.0 são atualizados por GPS, aperfeiçoando a gestão e aumentando a velocidade de resposta do serviço.
As outras centrais do SAMU, que ainda não usam sistema informatizado, serão convidadas a conhecer a ferramenta e a implantar o sistema até dezembro de 2014. As centrais que já utilizam outros modelos de gestão informatizada poderão mantê-los ou solicitar a adequação ao E-SUS SAMU.
A partir de março, o sistema começa a ser implementado em 76 centrais de regulação de todo o país que utilizam o antigo sistema do Ministério da Saúde e devem migrar para o E-SUS Samu, como Manaus (AM), Cuiabá (MT), Natal (RN), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Santo André (SP) e Euzébio (CE). Em todo o país, o SAMU conta com 182 centrais, que atendem a quase 2.700 municípios.