O Brasil detém um dos maiores mercados domésticos do mundo em número de passageiros transportados e apresenta um crescimento expressivo e sustentado. Isso pode ser comprovado por meio do recente desempenho do setor. Entre 2000 e 2014, o número de passageiros transportados, para voos domésticos e internacionais, teve um incremento real de 210,8%, enquanto que a oferta cresceu 103,5% no mesmo período.
Observa-se que o serviço de transporte aéreo tem grande potencial de desenvolvimento e estimulá-lo pode trazer ganhos importantes para a economia do país, seja na geração de riquezas ou de empregos, seja nos benefícios para todo o sistema de transporte nacional.
Nesse sentido, a CNT desenvolveu o estudo Transporte e Economia – Transporte Aéreo de Passageiros. O objetivo foi consolidar o conhecimento a respeito do modal e, a partir da identificação dos obstáculos que dificultam o progresso do segmento, propor soluções, com benefícios para a sociedade, para os prestadores desse serviço e para toda a matriz de transporte brasileira.