A pauta começou pequena: era uma reportagem que abordaria os danos da trepidação dos veículos em ruas esburacadas para a saúde. Mas a temática cresceu. Cresceu tanto que se transformou em uma série de reportagens especiais e em um projeto da Rádio BandNews FM São Paulo: o Trepida São Paulo. A ação da emissora mobilizou mais de dois mil ouvintes da capital paulista, que passaram a elencar as ruas mais trepidantes da maior cidade do Brasil.
Municiada com informações repassadas por ouvintes sobre as condições das vias e com tecnologias para avaliar as condições das ruas, a repórter Michelle Trombelli foi a diferentes pontos de São Paulo para verificar a situação. “Eu andei de ônibus, carro e moto, mostrando a diferença de trepidação”, conta a jornalista. “Na série, abordamos o comportamento dos paulistanos – porque as pessoas começaram a apelidar as ruas –, tratamos de prejuízos econômicos causados por esse problema – como a vendedora de bolos que precisa investir mais em embalagem porque, senão, estraga o produto durante o transporte – e provocamos até uma consciência política na população”.
A reportagem explorou, ainda, diversos recursos sonoros como estratégia para demonstrar o problema aos ouvintes. “Foi um desafio identificar como demonstrar a trepidação no rádio. Aí eu fui conversando com as pessoas e gravando o tempo todo. A trepidação provoca um ruído e uma falha na voz”, conta a jornalista, sobre a construção dos episódios da série e a edição sonora. “Foi um exercício para atrair a atenção do ouvinte para um problema que é muito mais visual que sonoro”, completa.
A problemática foi levada a especialistas e autoridades municipais. Subprefeitos das regiões mapeadas a partir de relatos de ouvintes como as mais trepidantes foram entrevistados.
A série Trepida São Paulo foi escolhida pelos jurados do 21º do Prêmio CNT de Jornalismo como a melhor da categoria Rádio e, nesta quarta-feira (3), a jornalista Michelle Trombelli, que foi finalista em três edições, receberá o troféu pelo reconhecimento.
Clique aqui para saber mais informações sobre o projeto Trepida São Paulo.