Importante componente dos pavimentos, o asfalto tem função essencial para garantir rodovias em bom estado de conservação, já que ele é utilizado em mais de 99% dos trechos pavimentados no país. No entanto, os aumentos sucessivos no preço desse insumo nos últimos anos e a baixa capacidade de investimentos em rodovias pelo poder público afetam o setor e toda a sociedade. Isso porque asfalto mais caro significa aumento de custos das obras de construção e manutenção de vias, o que leva à redução da realização desses serviços essenciais.

Também é importante frisar que pavimentos com problemas danificam os veículos e elevam o consumo de combustível e o tempo das viagens. Com isso, o custo operacional do transporte fica mais caro, interferindo no preço dos produtos que chegam aos consumidores e comprometendo a competitividade do país no mercado internacional.

Para identificar os problemas relacionados ao asfalto brasileiro, entender as causas que interferem na qualidade do pavimento e propor soluções às questões identificadas, a CNT publica o estudo “Impactos da Qualidade do Asfalto sobre o Transporte Rodoviário”. Esse trabalho é mais uma contribuição da Confederação Nacional do Transporte para estimular a modernização da infraestrutura de transporte no Brasil e promover o desenvolvimento socioeconômico de nosso país.