O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) retomou as obras de duplicação da BR-135, no Maranhão. O reinício dos trabalhos está concentrado na construção do viaduto de acesso à cidade de Rosário, no entroncamento da BR-135 com a BR-402, no município de Bacabeira (km 51).
As obras começaram em 2012 e a última previsão era que a nova infraestrutura fosse inaugurada em dezembro de 2015. Conforme o órgão, o atraso decorre, principalmente, “dos intensos períodos de chuva”.
Outra razão para as mudanças no cronograma, de acordo com o Dnit, foi a execução dos serviços de alta complexidade no Campo de Perizes. Em razão do solo mole, o trecho de 18 quilômetros de extensão exigiu a colocação de colunas de brita para a estrutura. Foi a primeira vez que essa tecnologia de construção foi usada no Brasil. De acordo com o órgão, foi a parte mais onerosa e demorada da obra, na qual 12 máquinas foram operadas 24 horas por dia, durante quase dois anos.
Inicialmente orçado em R$ 354,7 milhões, o investimento na duplicação da BR-135/MA deverá chegar a R$ 484,7 milhões, em razão de aditivos e reajustes contratuais.
Ainda de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, 80% dos serviços estão concluídos, dos quais mais da metade foram serviços de fundação de aterro.
Com informações do Dnit