Para comemorar os 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil, a fabricante lançou o Future Truck 2025, o caminhão do futuro, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), nessa quinta-feira (28). O evento contou com a presença de 200 jornalistas de todo o mundo, além de clientes brasileiros, da América Latina, África e Oriente Médio que puderam conferir a evolução da montadora em um museu de automóveis instalado na fábrica.
O Future Truck 2025 promete revolucionar o transporte rodoviário em eficiência e segurança, tanto para o trânsito e infraestrutura logística, como para a o motorista de caminhão e o setor de transportes. Isso porque o caminhão poderá ser conduzido em regime autônomo por rodovias e vias expressas tornando os caminhoneiros "gestores de transporte", que irão operar em atraentes estações de trabalho sobre rodas, com novos campos de atuação profissional. Um estudo da marca realizado no ano passado revelou que, em 10 anos, os caminhões serão capazes de rodar sem a necessidade de um motorista no comando. O novo modelo começará a circular em 2025.
O sistema de transporte do futuro foi desenvolvido a partir da iniciativa
“Shaping Future Transportation” (Moldando o Transporte do Futuro), da Daimler Trucks, que visa aumentar a eficiência do transporte preservando os recursos naturais, reduzindo as emissões de dióxido de carbono no meio ambiente e garantindo, ao mesmo tempo, a máxima segurança possível nas vias.
Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do inovador Highway Pilot, que lembra o piloto automático de aeronaves. Assim, o Future Truck 2025 é equipado com um sensor de radar na parte baixa da extremidade dianteira, que varre a rodovia à frente, com modos de longo alcance (faixa de 250 metros e segmento de 18 graus) e curto alcance (70 metros e 130 graus). O sensor do radar é a base do sistema de segurança do controle de aproximação e da frenagem emergencial.
Além disso, o motor do
big truck é capaz de produzir 455 cv e 224 kgfm. O câmbio é automatizado de 12 velocidades. No que diz respeito ao design, os engenheiros da Mercedes-Benz criaram dispositivos localizados dentro da cabine que substituem os espelhos externos, um para-brisa estilo panorâmico que lembra um visor e um teto solar com tela de proteção bem diferente. Mas o que chamam mesmo a atenção são os detalhes e o acabamento. A estrela de três pontas está no centro da enorme frente, que conta com iluminação em LED.

Outra inovação é um controle de clima indireto, substituindo as saídas de ar dentro da boleia. Nela, um teclado substitui os interruptores convencionais e o acabamento no painel de instrumentos é todo em couro. A cabine apresenta efeitos de iluminação que conferem requinte ao ambiente e, quando o veículo está em movimento, o motorista pode reclinar seu banco e girá-lo a 45 graus. O condutor conta, também, com um tablet, que se encaixa no console central e lhe garante atividades de comunicação enquanto segue a viagem. A tela pode ser configurada de acordo com os requisitos individuais, permitindo a exibição de dados de viagem.