Começou a funcionar no Pátio de Porto Nacional, em Tocantins, o mais novo terminal de transbordo ferroviário de grãos. Em uma área com 2,4 hectares, o local oferece uma estrutura completa para recepção, beneficiamento e embarque de soja e milho.
A Agrex do Brasil, responsável pelas operações do terminal, informa que a expectativa é movimentar, neste ano, 250 mil toneladas de grãos e receber até 200 caminhões, por dia, nos momentos de maior fluxo. A Agrex do Brasil é controlada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. - empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.
Conforme informações divulgadas pela Valec, a capacidade de armazenamento do terminal é de 17 mil toneladas. Os trens carregados irão seguir sentido exportação com destino ao Porto de Itaqui, no Maranhão. Os primeiros vagões devem sair ainda este mês.
O Pátio de Porto Nacional, situado a 30 quilômetros de Palmas, capital do Estado, está em funcionamento desde 2013. Atualmente, além da Agrex, estão instaladas três empresas de transporte de combustível.
A Valec Engenharia deve realizar, este ano, novas licitações com o intuito de ocupar outras áreas do pátio. O prazo de arrendamento é de 15 anos, renovável por igual período.
Com informações da Valec