Durante o lançamento da campanha publicitária para redução de acidentes no Carnaval, nessa segunda-feira (4), o Ministério das Cidades realizou testes de bafômetro para comprovar o nível de tolerância zero da nova Lei Seca. Cinco voluntários, de diversas idades e pesos, consumiram bombons de licor, enxaguante bucal, cerveja, vinho e vodka. Todos aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas foram reprovados no teste e teriam suas habilitações recolhidas caso estivessem dirigindo.

Os voluntários consumiram quatro bombons de licor, enxaguante bucal, uma long neck de cerveja (355 ml), uma dose de vodka e uma taça de vinho. Os chocolates e o antisséptico acusaram nível zero de alcoolemia no teste do bafômetro. Já a long neck acusou 0,11 mg/L (miligramas por litro de ar); meia taça de vinho, 0,05 mg/L  e uma dose de vodka, 0,10 mg/L. Os testes foram realizados cerca de 30 minutos após a ingestão das bebidas. Todos os condutores, caso estivessem em uma situação real, teriam o direito de dirigir suspenso.

 teste_bafometro.jpg

As regras determinam que a partir de 0,05 mg/L, o motorista sofrerá pena administrativa e, acima de 0,34,  pena criminal. A penalidade administrativa é de multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado. Na penalidade criminal, o condutor será encaminhado à delegacia para cumprir detenção de seis meses a três anos, multa, e suspensão do direito de dirigir.

Além do teste, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, exibiu os vídeos e peças publicitárias que serão veiculados durante o Carnaval.  Com o tema “Bebida e direção. Deixe essa mistura fora da festa”, as imagens pretendem incentivar as pessoas que beberem a voltarem de carona, ônibus ou táxi, mas nunca dirigindo.

“Estamos tratando de um tema carnaval_05022013.jpgque não se muda por decreto. Estamos falando aqui de educação, conscientização. Por isso esse material é tão objetivo, mostrando as consequências da Lei”, enfatiza o ministro.

Na semana do carnaval, haverá ainda um trabalho educativo com distribuição de kits e informações sobre a nova Lei Seca nos principais centros festivos como, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, entre outros.

?

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte