A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou, na quarta-feira (1º), o transporte ferroviário de passageiros, com finalidade turística e cultural, entre as estações de Ouro Preto (MG) e Mariana (MG), pelo período de 36 meses. O trem turístico comporta 240 passageiros por viagem.
Operado pela Vale, o trajeto é chamado de “Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale” e é voltado para a comunidade e as escolas dos municípios. O objetivo do percurso é promover atividades sócio-culturais, educacionais e de preservação do patrimônio histórico, ferroviário e natural. De acordo com o pedido da empresa junto à ANTT, “o trecho ferroviário entre as cidades apresenta paisagem e beleza natural singular”.
A operação turística começou em 2006. O caminho pelo qual a locomotiva passa tem extensão de 18 km e trafega a 25 km/h. O trajeto é executado de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h45, de acordo com a demanda. A construção da Estação de Ouro Preto foi iniciada em 1883 e seu prolongamento até Mariana foi concluído em 1914. A ferrovia possibilitou o desenvolvimento econômico da região, no que se refere à industrialização e ao aproveitamento das suas riquezas minerais.
A previsão anual é de 102 mil passageiros. Em 2013, foram 95.291 usuários do serviço. Em 2014, 51.895 turistas viajaram por meio dos vagões ferroviários.
Com informações da ANTT