A rápida urbanização e a complexidade das demandas de consumo da sociedade impõem desafios diários ao trânsito e ao abastecimento das grandes cidades brasileiras. 

Nesse cenário, transportadores, gestores públicos e empresários lidam com variados graus de dificuldade para equacionar o transporte de cargas em centros urbanos. É preciso compatibilizar as demandas do comércio e do setor de serviços com a variedade e o volume crescente do consumo da população e, ainda, com a necessidade de melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzindo os congestionamentos e a poluição ambiental. 

O estudo Logística Urbana: Restrições aos Caminhões? apresenta o atual panorama das restrições à circulação de caminhões e às operações de carga e descarga em sete Regiões Metropolitanas do país: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Recife (PE) e Manaus (AM). Para isso, foi feito nesses municípios um levantamento das legislações que regem a circulação de caminhões e operações de carga e descarga.

São apresentadas, ainda, considerações de representantes dos transportadores de cargas sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e indicações de soluções para o setor de distribuição de mercadorias em meio urbano.


Publicações



CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

© 2019 - Confederação Nacional do Transporte