Chris standing up holding his daughter Elva

A Pesquisa CNT de Navegação Interior 2013 foi desenvolvida com o objetivo de oferecer um estudo amplo do sistema hidroviário nacional. O levantamento oferece, assim, conhecimentos necessários para a elaboração de projetos que permitam a completa utilização do potencial navegável do Brasil. Para a Confederação Nacional do Transporte, essa é condição essencial para equilibrar a matriz de transporte nacional e oferecer condições para que a logística brasileira alcance a excelência nos serviços.
Dos quase 42 mil quilômetros de vias navegáveis existentes no Brasil, menos de 21 mil quilômetros são economicamente aproveitados. O transporte de cargas na navegação interior responde por apenas 1% do volume movimentado no país. O desperdício de todo esse potencial é reflexo da falta de planejamento, dos baixos níveis de investimentos públicos e de entraves regulatórios e institucionais.
Dessa forma, o estudo traça um panorama desse modo de transporte no país, caracteriza a infraestrutura existente, elenca gargalos e apresenta soluções para o aperfeiçoamento do sistema hidroviário nacional.

Publicações



CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte