O governo brasileiro adotou o biodiesel na matriz energética nacional, através da criação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e da aprovação da Lei 11.097/2015. Atualmente, todo o óleo diesel veicular comercializado ao consumidor final possui biodiesel. Essa mistura é denominada óleo diesel B e apresenta uma série de benefícios ambientais, estratégicos e qualitativos.

Para que tais benefícios sejam traduzidos em ganhos reais ao país, ao consumidor e ao meio ambiente, é de fundamental importância que procedimentos relacionados à produção, ao transporte, ao recebimento, ao armazenamento e ao uso desse combustível sejam rigorosamente adotados.

A publicação Procedimentos para a Preservação da Qualidade do Óleo Diesel B foi elaborada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) para auxiliar a rotina operacional dos transportadores, apresentando subsídios para a efetiva adoção de procedimentos que garantam a qualidade do óleo diesel B, trazendo benefícios ao transportador e, sobretudo, ao meio ambiente.