Chris standing up holding his daughter Elva

Uma bela noite de homenagens, celebrações de conquistas e reencontros. Esse é o resumo da 35ª cerimônia de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC, que reuniu, na sexta-feira (15), em São Paulo (SP), empresários, executivos e autoridades que se dedicam ao desenvolvimento do setor transportador. Neste ano, o evento ganhou um significado ainda mais especial, já que coincidiu com a comemoração de 60 anos da NTC&Logística (Associação Brasileira de Transporte de Cargas e Logística).

“Hoje, celebramos não apenas um aniversário, mas também uma jornada de sucesso, que abraça muitas conquistas e o trabalho de gerações”, disse aos 500 convidados o presidente da entidade, Francisco Pelucio. Como exemplos, ele citou a desoneração da folha de pagamento e a sanção da lei n° 14.599/2023, que estabelece a exclusividade ao transportador na contratação do seguro obrigatório de cargas. “Isso devolveu ao transportador a dignidade de contratar o seu próprio seguro e a responsabilidade civil de gerir os seus riscos”, disse ele, que fez questão de enaltecer, como resultado de tais avanços, a parceria da entidade com a CNT (Confederação Nacional do Transporte).

“Fico feliz por ter a NTC como uma das principais associações ligadas à CNT, parceira nos objetivos comuns do nosso setor. Com um trabalho conjunto e integrado, conseguimos conquistas importantes ao longo dos anos”, declarou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.   Ele afirmou, também, haver muitos outros desafios pela frente. “Faço referência especial ao projeto de lei n° 1.949/2021, que deixará claro, na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), não haver periculosidade em veículos com tanque de combustível com mais de 200 litros. Além disso, estamos trabalhando para acrescentar o transporte de cargas na alíquota reduzida da reforma tributária, que está em curso no Senado Federal”, completou.



Para finalizar, Vander Costa entregou a Francisco Pelucio uma placa em homenagem pelos “60 anos de compromisso e pelo trabalho em prol do transporte de cargas e da logística do Brasil”. “Esse marco representa não apenas a passagem de um tempo de lutas e desafios, mas, também, a jornada de resiliência, determinação e sucesso que moldou a instituição. A CNT, o SEST SENAT e o ITL prestam esta homenagem aos líderes visionários e aos dedicados membros da NTC&Logística”, completou o presidente.



Medalha como reconhecimento

A noite de celebração continuou com a entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC a dez pessoas, cujo reconhecido trabalho resultou em melhorias para o setor de transporte de cargas em todo o Brasil. O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, foi um dos agraciados. Ao receber a medalha e a placa comemorativa das mãos do presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, e do vice-presidente da entidade, Francisco Rebuzzi, ele agradeceu a todos os que o ajudaram em sua longa jornada no transporte.

Além da NTC, a quem Valter Souza deixou o seu agradecimento pela honraria, ele dedicou dois cumprimentos especiais. “Agradeço ao presidente Vander Costa, que me ajudou a consolidar três conceitos que já estavam em mim: honrar a palavra, honrar contratos e defender o setor de transporte. E a isso eu tenho me dedicado”, disse. “Quero, também, agradecer ao presidente Clésio Andrade (ex-presidente do Sistema Transporte), que me ensinou a me relacionar com as entidades de classe. Hoje, posso me orgulhar de ser amigo de todas as entidades que fazem parte da CNT. Muito obrigado, Clésio!”, finalizou.



CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte