O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, recebeu, nesta terça-feira (3), o senador Laércio Oliveira (PP-SE) para debater questões relacionadas ao Projeto de Lei nº 79/2020, que prevê o recolhimento das contribuições das empresas de transporte de todos os modais para o SEST SENAT.

O PL está sob a relatoria do senador na Comissão de Assuntos Econômicos e visa garantir a ampliação da oferta de serviços de saúde e qualificação profissional do SEST SENAT para profissionais dos modais portuário, aquaviário e aéreo, além dos já oferecidos aos profissionais do modal rodoviário. “Esse projeto de lei representa um passo importante para o fortalecimento da educação e da formação profissional no setor, garantindo que a força de trabalho esteja bem preparada para atender às demandas das empresas, promovendo o crescimento sustentável e a competitividade das empresas”, afirmou o presidente Vander Costa.

O SEST SENAT tem realizado uma série de rodadas de discussões com a Marinha do Brasil para debater questões relacionadas aos pontos do projeto, em especial sobre os profissionais dos portos brasileiros. Durante o encontro, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, reforçou a importância do PL para a ampliação da oferta de cursos e da formação de mão de obra para o setor. “Sabemos dos esforços da Marinha para o desenvolvimento de carreiras e capacitação; porém o setor de transporte tem carência de profissionais e os empresários reportam que existe a necessidade de ampliação da oferta e formação para suprir essa demanda”, afirmou.

Também estiveram presentes no encontro o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa.

Simulador aquaviário

Mesmo sem a destinação dos recursos do setor aquaviário, o SEST SENAT tem trabalhado para ampliar o seu portfólio de serviços para esse segmento do transporte. Em agosto, a instituição inaugurou o Centro de Treinamento Aquaviário, localizado na unidade de Belém (PA). O espaço é um marco para o transporte aquaviário do Norte do país.

O Centro é um complexo de três ambientes. Cada um deles foi concebido para receber atividades de ensino teórico e prático, proporcionando a futuros marinheiros, capitães, pilotos, mestres e contramestres fluviais conhecimento e uma experiência imersiva em ambientes simulados. Ao todo, o equipamento simula 12 tipos de embarcações, 16 percursos e vários portos brasileiros.

Leia mais sobre o simulador aqui.