Chris standing up holding his daughter Elva

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, participou, nesta quinta-feira (13), do fórum da Coalização Global para a Justiça Social, lançada no âmbito da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça. À frente da bancada de empregadores, Vander Costa representou todos os empresários brasileiros. 

A Coalizão é uma plataforma voluntária, aberta a governos, organizações de empregadores e de trabalhadores, entidades internacionais, instituições financeiras, empresas, ONGs e universidades, cujo objetivo é promover a justiça social. O fórum foi idealizado pelo diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, que divide a liderança do grupo com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Coube ao chefe de Estado brasileiro fazer o discurso de encerramento, que se destacou pela preocupação com o emprego digno e o crescimento econômico, que correspondem ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n° 8, da ONU (Organização das Nações Unidas). 

“O número de pessoas em empregos informais saltou de, aproximadamente, 1,7 bilhão, em 2005, para 2 bilhões neste ano. A renda do trabalho segue em queda para os menos escolarizados. As novas gerações não encontram espaço no mercado. Muitos não estudam, nem trabalham; e há elevado desalento. Quase 215 milhões, mais do que a população do Brasil, vivem em extrema pobreza, mesmo estando empregados”, destacou.

O presidente Lula fez, ainda, uma reflexão sobre sustentabilidade e usos da inteligência artificial. “Ações e políticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades digitais e sustentáveis serão fundamentais em uma economia global cada vez mais descarbonizada e intensiva em tecnologia”, disse. E concluiu: “A inteligência artificial transformará radicalmente nosso modo de vida. Teremos que atuar para que seus benefícios cheguem a todos, e não apenas aos mesmos países que sempre ficam com a parte melhor”.

A solenidade contou, ainda, com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que defendeu “um mundo em que a economia sirva à sociedade, e não o contrário”. Acompanharam as falas o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Lelio Bentes Corrêa, e o senador Laércio Oliveira (PP-SE), entre outras autoridades brasileiras. 

Os debates da 112ª Conferência Internacional do Trabalho, da OIT, encerram-se nessa sexta-feira (14), com a publicação do relatório final. 

Saiba mais:

Reunião regional da OIE, em Genebra, tem a participação do Sistema Transporte

112ª Conferência da OIT encerra a primeira semana com a não inclusão do Brasil na lista curta

Foto: Agência Brasil

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte