Considerado um direito social e um serviço essencial aos cidadãos pela Constituição Federal do Brasil, o transporte — seja ele por terra, ar ou água — garante não apenas o direito dos brasileiros à locomoção, mas o crescimento de toda a cadeia produtiva do país. Assim, a CNT (Confederação Nacional dos Transportes) indica pontos importantes, que devem ser observados nas propostas em debate no legislativo e que tratam da reforma tributária nacional. A cartilha A Reforma Tributária e seus Impactos no Setor do Transporte: Dez Pilares tem o objetivo de contribuir para o debate sério e aprofundado sobre essa temática, para a não oneração do setor de transporte e, consequentemente, de estados, municípios e cidadãos.
É importante destacar que a CNT entende que a reforma tributária é fundamental para viabilizar um crescimento econômico mais sólido, a partir de um melhor ambiente de negócios e de uma maior segurança jurídica, capaz de gerar mais emprego e renda para os brasileiros. No entanto, a Confederação reforça ser importante a estruturação de uma reforma ampla, que traga justiça, neutralidade e simplicidade ao sistema tributário nacional, sem aumento da atual carga tributária global e setorial.
As três PECs (propostas de emenda à Constituição) a respeito da reforma tributária que estão em debate na Câmara dos Deputados e no Senado Federal – PEC 45/2019, PEC 110/2019 e PEC 46/2022 – trazem em seu escopo uma proposta diferente para a tributação do consumo de bens e serviços a partir da instituição do Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), de competência estadual e/ou municipal. “Antes de se debater a reforma, faz-se necessário avaliar o contexto em que se insere a tributação no Brasil, para se adotar um modelo que possa, efetivamente, romper com o cenário de injustiça no qual nos encontramos. Isso porque, atualmente, a concentração da tributação sobre o consumo faz com que os mais pobres arquem com um peso maior do tributo quando comparados aos mais ricos”, destaca o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Luís de Souza.
Uma das principais preocupações da Confederação é a incidência de imposto sobre os principais insumos do setor de transporte: combustível, energia elétrica e mão de obra. “Se prevalecer a ideia de alíquota única para bens e serviços, haverá um pesado aumento de impostos sobre setores estratégicos no Brasil, incluindo o transporte. A CNT está comprometida com a defesa do cidadão brasileiro, que não pode ser onerado com um aumento da carga tributária sob o pretexto de se estar reformando o sistema para gerar competitividade ao setor produtivo brasileiro. Por isso, é fundamental nos debruçarmos sobre as propostas em tramitação no poder legislativo, promovendo um debate transparente e amplo sobre essa temática antes da sua aprovação”, reforça Valter.
No caso do transporte urbano de passageiros, o aumento da carga tributária poderá acarretar um acréscimo da tarifa, paga, principalmente, pela população de baixa renda ou a ser subsidiado pelos municípios. Esses, além de perderem competência e autonomia com a reforma, sofrerão aumento na despesa pública, em virtude de o alto valor da tarifa levar à necessidade de se subsidiar o serviço.
No que se refere ao transporte aéreo, as passagens também tendem a alcançar valores mais altos, fazendo com que as empresas brasileiras não apresentem competitividade nesse setor. Já para o transporte de cargas, é preciso considerar que, se o objetivo da reforma é tornar a economia mais competitiva, aumentar a tributação do setor pode levar ao efeito reverso. Isso implica aumento do custo do frete, um dos mais importantes para a indústria e o comércio, com impacto direto no preço dos produtos e no chamado custo Brasil.
Documento Pilares para a Reforma Tributária:
CNT alerta para a necessidade de diversificação de alíquotas em audiência pública sobre reforma tributária
https://cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-alerta-para-a-necessidade-de-diversificacao-de-aliquotas
Risco de recessão mundial, juros altos e elevação da carga tributária requerem atenção do Brasil
https://cnt.org.br/agencia-cnt/risco-de-recessao-mundial-juros-altos-e-elevacao-tributria-requerem-atencao-do-brasil
Reforma Tributária: CNT vê com preocupação texto que pode inviabilizar a compensação de créditos tributários do setor transportador
https://cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-ve-com-preocupacao-texto-que-pode-inviabilizar-a-compensao-de-creditos-tributrios
CNT lança documento com pilares para a Reforma Tributária
https://cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-lanca-pilares-para-a-reforma-tributaria
Presidente da CNT discute reforma tributária em encontro com deputado Aguinaldo Ribeiro
https://cnt.org.br/agencia-cnt/presidente-da-cnt-discute-reforma-tributaria-deputado-aguinaldo
De que reforma tributária o transporte precisa?
https://cnt.org.br/agencia-cnt/de-que-reforma-tributaria-o-transporte-precisa
Criação de tributo sobre serviços seria danosa ao transporte rodoviário de cargas e de passageiros
https://cnt.org.br/agencia-cnt/criao-de-tributo-sobre-servios-seria-danosa-ao-transporte-rodoviario-de-cargas-e-de-passageiros
Transportadores temem aumento da carga tributária se proposta do governo avançar
https://cnt.org.br/agencia-cnt/transportadores-temem-aumento-da-carga-tributaria
Em audiência no Congresso Nacional, presidente da CNT fala sobre a reforma tributária
https://cnt.org.br/agencia-cnt/presidente-cnt-fala-sobre-reforma-tributaria
CNT participa de debate com entidades patronais sobre a reforma tributária
https://cnt.org.br/agencia-cnt/cnt-participa-de-debate-sobre-a-reforma-tributaria